1ª Reunião da RAIN portuguesa

Primeiro encontro da RAIN portuguesa ocorreu no dia 12 de Setembro no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, e contou com 60 participantes.

Após várias semanas de intensa divulgação da 1ª reunião da RAIN portuguesa, o número de interessados aumentou para cerca de 60. Este primeiro encontro ocorreu no dia 12 de Setembro no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche.

Joana Amaral Paulo (a Innovation Broker) e João Palma do ISA presidiram ao encontro e aos grupos de discussão. Nesta reunião, que iniciou com a apresentação do projeto, os seus objetivos e a explicação do conceito da RAIN, estiveram presentes 30 participantes.

Durante a reunião, os participantes foram convidados a identificar as limitações/lacunas de conhecimento e desafios / inovações dos sistemas agroflorestais portugueses abrangendo os sistemas silvopastoris, silvoaráveis e cortinas de abrigo. Numa primeira etapa, essa tarefa foi realizada em grupos e, numa segunda etapa, os tópicos foram resumidos, apresentados pelos dinamizadores e discutidos entre todos os participantes.

Algumas das limitações discutidas incluíram a diminuição actual da actividade pastorícia e o consequente aumento da biomassa do subcoberto associados a um aumento do risco de incêndio; a falta de disponibilidade de mão-de-obra (por exemplo, pastores) e a pequena dimensão da propriedade. Por outro lado, também foram identificadas ideias e inovações nos campos da promoção da regeneração natural, do pastoreio, e do aumento da diversificação de produtos agroflorestais. Joana Amaral Paulo fechou a reunião com informações sobre os próximos passos.

A segunda reunião terá lugar em Janeiro de 2018, num local ainda a decidir.