3ª Reunião da RAIN portuguesa

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na 3ª reunião da RAIN portuguesa, que ocorreu no dia 12 de Setembro de 2018, na sede da EDIA, em Beja.

José Salema (EDIA) e Joana Amaral Paulo (ISA) deram as boas vindas aos participantes durante o inicio da reunião. José salema, na sua intervenção, referiu a importância da procura de modelos de gestão alternativos, bem como ambiental e economicamente sustentáveis, para a área abrangida pelo perímetro de rega do Alqueva. Joana Amaral Paulo explicou os objetivos da reunião e apresentou a comunicação com o tema “Investigação e transferência de conhecimento para a promoção de modelos de gestão agroflorestais sustentáveis”. De seguida João Palma (ISA) apresentou a lista final de inovações identificada pelas 9 regiões do projeto AFINET (Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Polónia, Hungria, Finlândia, Inglaterra). Durante esta apresentação os participantes foram convidados a participar num jogo onde tiveram que listar os países que julgavam ter referido cada uma das inovações identificadas. O participante com maior número de respostas corretas ganhou um cabaz que incluía, entre outras coisas, dois livros sobre gestão sustentável de zonas ripícolas e um conjunto de fichas de inovação do projeto AgForward. Após esta apresentação os participantes foram convidados a comentar a lista de inovações apresentadas, momento que conduziu ao debate e discussão entre a plateia.

O restante programa da reunião foi preenchido por apresentações de 3 convidados: dois testemunhos de agricultores e um investigador. Pedro Correia, Investigador da UAlg (Universidade do Algarve) falou sobre “O cultivo e produção da Alfarroba”, focando aspetos comerciais e produtivos, desafios ao setor, explicando o ciclo vegetativo e as características da espécie, as suas exigências edáficas, e referindo a sua adaptabilidade à gestão silvopastoril. Helena Manuel (Herdade dos Lagos) apresentou o tema “Herdade dos Lagos - Um  Caminho  Agrosilvopastoril  para  a  Sustentabilidade”. Referiu a história recente da propriedade desde que foi adquirida há 35 anos pelos atuais donos, evidenciando a sua preocupação com a sustentabilidade ecológica e a proteção da biodiversidade. João Soares (Herdade da Abegoaria) falou sobre o tema “Herdade da Abegoaria – o desafio da sustentabilidade”, descrevendo os desafios de gestão com que se depara em relação à sustentabilidade e manutenção da biodiversidade, bem como medidas de agricultura de conservação que tem implementado com o objetivo de conseguir uma manutenção ou melhoria das características dos solos, o aumento da produção, redução do uso de fertilizantes, entre outros aspetos.

Após a pausa para almoço, realizou-se uma visita de campo à Herdade dos Lagos, em Mértola. Toda a exploração é gerida como sistema agrosilvopastoril, em produção biológica. A visita focou-se na área de alfarrobal em regime silvopastoril, onde foram colocadas e discutidas várias questões técnicas relativas à instalação, gestão e produção da espécie. Foi inclusive debatida a utilidade fundamental das 1000 ovelhas da exploração: controlo do mato, consumo dos rebentos ladrões das alfarrobeiras dispensando mão de obra dispendiosa e fertilização do solo. Um tema que levantou o interesse dos participantes foi o das condições técnicas em que é feita a apanha do fruto da alfarrobeira. Helena Manuel explicou que já houve na Herdade dos Lagos uma experiência de apanha mecânica, mas que devida à elevada ocorrência de feridas nas árvores resultantes do uso das máquinas, a apanha do fruto continua a ser manual, realizada com a mão-de-obra contratada para a vindima após a sua conclusão. A visita seguiu para uma plantação de povoamento misto de alfarrobeira e pinheiro manso, onde a utilização do rebanho de ovelhas apresenta semelhantes benefícios. Nesta localização discutiram-se aspetos técnicos e condicionantes para o acesso a medidas de apoio ao investimento. A visita terminou com uma prova de vinhos oferecida pela Herdade dos Lagos.

A próxima reunião da RAIN portuguesa terá lugar em Fevereiro de 2019, em data e local a decidir.