No passado dia 30 de Abril a Innovation Broker portuguesa visitou hortas baseadas em sistemas agroflorestais e práticas sintrópicas, pertencentes à Rede Alimentar Local do concelho de Mértola, a convite da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal de Mértola instituiu recentemente uma iniciativa de implementação de uma Rede Alimentar Local no concelho, baseada em sistemas agroflorestais e práticas de permacultura. Esta iniciativa é uma parceria com a Associação Terra Sintrópica, a Associação de Empresários do Vale do Guadiana e a Food Network Academy. O objetivo é a criação de uma rede de produção e distribuição local de hortícolas e frutícolas para abastecimento de cantinas (escolares e de lares).
No passado dia 30 de Abril, a Câmara Municipal convidou para uma visita instituições de investigação, nomeadamente o Instituto Superior de Agronomia/Centro de estudos Florestais (CEF), na pessoa de Joana Amaral Paulo (a Innovation Broker portuguesa do AFINET) ; o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); e a Faculdade de Ciências/ Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). A visita foi feita a duas hortas onde já estão a ser implementados as prátricas pretendidas.
Durante esta visita debateram-se também alternativas de gestão florestal que poderão ser implementadas no perímetro florestal de Mértola. Estas áreas (hortas e perímetro florestal) foram colocadas à disposição dos investigadores, tendo em vista possíveis parcerias que incluam, por exemplo, teses de Mestrado ou Doutoramento, e ensaios experimentais.
Leia mais sobre este nesta notícia da imprensa local.