AFINET incentiva a partilha de experiências agroflorestais pela Europa

O sistema agroflorestal é considerado um sistema agrícola promissor que pode mitigar os efeitos climáticos, cada vez mais frequentes, e o declínio da qualidade do solo e da biodiversidade. O sul da Holanda e Flandres (Bélgica), são dos poucos locais onde se observa uma redução rápida e extensa do número de árvores no contexto agrícola, uma vez que as árvores foram consideradas um impedimento para a mecanização, intensificação e expansão das áreas agrícolas. Nos locais em que os agricultores mostram interesse em reintegrar as árvores nas suas prioridades e na sua gestão muitas questões continuam sem resposta, presistem barreiras por ultrapassar e carecem novas perspetivas para serem apresentadas.

A rede agroflorestal Noord-Brabant, na Holanda, agrupa cerca de 50 agricultores que ambicionam experimentar e/ou implementar na sua exploração um sistema agroflorestal. Para facilitar a partilha de conhecimento e experiência, disponível em outros locais, esta rede contatou o consórcio agroflorestal belga e a rede RAIN do projeto AFINET. Este tipo de ligação preenche um dos objetivos do projeto AFINET, que disponibiliza sinergias, contatos e promove a colaboração entre as redes relacionadas com sistemas agroflorestais externas ao projeto.

O grupo da região da Flandres e a rede agroflorestal Noord-Brabant mantêm um contato regular, na expectativa que esta partilha permita um enriquecimento mútuo. Neste âmbito, foram já realizadas visitas ao terreno: um grupo de 17 agricultores holandeses visitou a exploração agroflorestal de François Ongenaert na Flandres; os parceiros ILVO e INAGRO visitaram duas explorações pecuárias de suínos em Noord-Brabant, pertencentes ao quadro do grupo operacional P’Orchard, onde está a ser considerado implementar um sistema agroflorestal na área envolvente. As duas visitas conquistaram grande entusiasmo por parte dos participantes.

Por sua vez, a rede agroflorestal Noord-Brabant partilha estas novas experiências não só com os seus membros, mas também com outros parceiros no ciclo agroflorestal da Holanda: Wageningen University, Agroforestry Nederland, University of Applied Sciences Van Hall Larenstein e Has Den Bosch. A partilha de informação, contatos e atividades dentro do projeto AFINET, têm claramente um impacto que ultrapassa fronteiras.

Liempde, 1de Dezembro de 2018

Piet Rombouts, Project Leader Agroforestry Network Brabant e representante da Holanda na European Agroforestry Federation EURAF.