Conferência EURAF reúne 250 pessoas na Holanda

A 4ª Conferência Agroflorestal Europeia “As Agroflorestas como um Uso Sustentável do Solo” ocorreu em Nijmegen (Capital Verde Europeia 2018), na Holanda, entre os dias 28e 30 de Maio de 2018. A Conferência reuniu mais de 250 pessoas de 5 continentes. A abertura da conferência esteve a cabo de María Rosa Mosquera-Losada, Presidente da EURAF e coordenadora do projeto AFINET, com uma apresentação intitulada “Temos um sonho: favorecimento da transição da agricultura para agrofloresta” que destacou os benefícios dos sistemas agroflorestais, a necessidade da inovação para que o produtor faça a transição e o fornecimento de mensagens-chave acerca dos erros atuais feitos pelos legisladores em relação às agroflorestas. No primeiro dia da conferência tiveram lugar várias sessões científicas: “Fatores de sucesso e insucesso na transição para as agroflorestas”, “Custos e receitas das agroflorestas à escala individual, regional e nacional, boas-práticas e modelos teóricos”, Politicas agroflorestais” e “As agroflorestas como uma forma de uso sustentável do solo na luta contra as alterações climáticas”. No segundo dia os participantes puderam apreciar uma visita de campo a uma exploração com as inovações mais relevantes na Holanda. No último dia ocorreram 5 sessões científicas na parte da manhã: “Testemunhos de produtores da Europa”, “Benefícios ambientais das agroflorestas”, “Biodiversidade e valor acrescentado”, “Árvores forrageiras: alimento para o pensamento?” e “Inovações em Agroflorestas”; e outras cinco na parte da tarde: “Aspetos sociais e económicos do desenvolvimento das agroflorestas”, “Competição e facilitação Árvore-cultura-animal”, “Agroflorestas e cadeia de valores de produtos múltiplos”, “Educação e ferramentas para a investigação agroflorestal” e “Práticas holandesas e transição holandesa”.

Acima de tudo, a Declaração agroflorestal de Nijmegen teve em consideração uma abordagem bottom up conduzida de modo excelente por Louis Dolmans com o auxílio de Jan Willem Erisman e María Rosa Mosquera-Losada que a apresentaram e entregaram ao Vice-Presidente da Câmara da cidade de Nijmegen.

María Rosa Mosquera-Losada apresentou o projeto AFINET à audiência na sessão “Inovações em Agroflorestas”. Na sua apresentação, María Rosa Mosquera-Losada explicou que o AFINET é uma de dezassete redes temáticas europeias que a União Europeia tem vindo a financiar sob o H2020 para fomentar a inovação na Europa. O tópico principal do AFINET são as agroflorestas, uma prática que integra deliberadamente vegetação lenhosa com culturas e/ou produtos animais. O AFINET segue uma abordagem multi-actor ligada às nove Redes de Inovação Regional (RAINs), criadas para identificar os principais desafios e desenvolver as principais inovações das agroflorestas. Os principais desafios identificados estão relacionados com questões técnicas, económicas, de comunicação e politicas. Outros parceiros do projeto AFINET também apresentaram as atividades das suas reuniões das RAINs nos seus países. Andrea Pisanelli (CNR, Itália), Michael den Herder (EFI, Finlândia) e Robert Borek (State Research Institute, Polónia) apresentaram, respetivamente, os trabalhos intitulados “Sistemas agroflorestais e inovação na cadeia do azeite extra virgem no centro de Itália”, “Oportunidades para as agroflorestas na Finlândia”, e “Identificação das limitações e soluções para o desenvolvimento agroflorestal na Polónia”, que permitiram à audiência conhecer os avanços atuais na inovação agroflorestal devidos AFINET.