AFINET visita a exploração Monte das Cebolas

O AFINET visitou Monte das Cebolassituado em Campinho, Reguengos de Monsaraz, no passado dia 3 de janeiro de 2019, onde pode observar, entre outros, charcas e swale criados para aumento da retenção da água pluvial, um rebanho de ovelha churra algarvia, burras, um pomar biodiverso com abundância de romaneiras e vasta área de montado de azinho onde está a ser efetuada a proteção da regeneração natural.

O Monte das Cebolas abrange uma área de montado de azinho onde está a ser efetuada desde 2013 a proteção da regeneração natural. Esta área é pastoreada por gado ovino da raça churra algarvia (cerca de 35 animais) em modo extensivo, inclui alguns apiários, 2 ha de pomares biodiversos com romaneiras e outras árvores de fruto.

A recente instalação de charcas e swale contribuem para o aumento da retenção das águas pluviais e favorecem também a conservação da fauna, incluindo algumas espécies ameaçadas.

Em relação a avifauna, as espécies esteparias como o Tetrax tetrax, Pterocles orientalis e o Burhinus oedicnemus sao as mais significativas. Foram colocados algumas dezenas de ninhos artificiais que ja resultaram. Foram tambem observados no sitio 9 especies de anfíbios ate agora, incluindo Pelodytes ibericus e Pelobates cultripes.

Ao longo das linhas de água temporárias esta a ser experimentada a talhadia-de-cabeça de algumos freixos de tamanho maior, estando também a ser tomadas medidas para a conservação destas linhas-de-água.

A ideia é praticar uma agricultura que seja compatível com uma gestão do Montado, quase como se fosse uma reserva natural. Juntam-se medidas gerais com objectivo de aumentar a teor de matéria orgânica nos solos e micromedidas orientadas em espécies selvagens especificas.