“Forest garden” e plantação de nogueiras do Agroforestry Research Trust

Fonte: Bert Reubens

Entre 12 e 14 de Setembro de 2017, o Consórcio Agroforestry in Flanders organizou uma excursão ao Reino Unido. Cinquenta participantes, entre agricultores, “aspirantes-a-agricultor”, estudantes, consultores, investigadores, entre outos, vindos da Bélgica e da Holanda visitaram cinco locais no Sudoeste de Inglaterra. A primeira visita, que é o destaque deste artigo, foi o forest garden de plantação de nogueiras gerido pelo Agroforestry Research Trust.

Fica em Darlington (região sul de Devon), e foi estabelecido por Martin Crawford em 1994. Após 23 anos, as suas árvores e arbustos desenvolveram-se num ecossistema multi-estratos  complexo e produtivo com cerca de um hectare.

Este sistema baseia-se na diversificação, que é a maior arma na luta contra as alterações climáticas, pragas e doenças. O pomar de Dartington Estate tem no total cerca de 3.5 ha e contém árvores de vinte anos de idade para a produção de frutos e frutos secos.

   

O objetivo do pomar é a investigação de diferentes variedades. O rendimento é proveniente parcialmente da venda no mercado local. Pode encontrar aí uma seleção de espécies como Acácia-bastarda (Robinia pseudoacacia), Castanheiro (Castanea sativa), Nogueira (Juglans regia), Zambujeiro (Olea europea var sylvestrys), espinheiro-marítimo (Hippophae rhamnoides), Nogueira japonesa (Juglans ailantifolia) , Nogueira-preta (Juglans-nigra) e Aveleira (Corylus avellana). Para mais informações consulte o relatório completo. Veja esta visita ao Reino Unido e as fotografias aqui.

Inspire-se!

 

Veja este artigo em formato pdf