O projeto AFINET estabelece nove Redes Regionais para a Inovação Agroflorestal (RAIN), com o objetivo principal de permitir e promover a troca de conhecimentos e experiências, ideias, a identificação de falhas de conhecimento e soluções, e melhoraria da interligação entre profissionais e investigadores.
A composição das RAINs inclui a representação balançada dos atores principais, detentores de conhecimentos complementares: científico e práticos. Os membros de cada RAIN são: agricultores, investigadores, técnicos, estudantes, organizações profissionais, pequenas e médias empresas (PMEs), servições de consultoria, serviços de extensão e administrativos.
Cada RAIN é coordenada por um Inovation Broker (IB), que estabelece as relações entre RAINs e promove a troca de conhecimento entre as regiões. As 9 RAINs representam diferentes condições climáticas, geográficas, sociais e culturais ao nível Europeu, estando dispersas pelos seguintes países: Espanha, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Polónia, Hungria, Itália, França e Finlândia (países envolvidos no projeto.
As RAINs terão em conta as diferenças entre os territórios na Europa, por forma a permitir disseminar e promover diferentes práticas AF eficientes em termos de conceção do sistema, gestão, produção e rentabilidade.