Exploração “Putkisalon kartano”, Rantasalmi, Finlândia

Fonte: Michael den Herder (EFI)

A exploração “Putkisalo kartano” localiza-se a 300 km a norte de Helsínquia na Região dos Lagos Finlandesa, e é uma exploração diversificada. Gerida pelos agricultores Susanna Nuutinen e Mikael Westerstråhle, produz ovinos para criação e carne, e cereais. Também tem uma área florestal de produção e gere paisagens rurais tradicionais, de interesse cultural.

Nesta exploração, são criadas duas espécies de ovelhas: Dorset e FinnSheep (Suomenlammas). A ovelha Dorset é uma raça de crescimento rápido, tem uma boa produção de leite e pastoreia eficaz e pacificamente. A raça Dorset é cruzada com a Finnsheep, resultando num hibrido de elevado valor económico e de tratamento fácil denominado FinnDorset que é excelente para a produção de carne. Pode ainda fazer-se o cruzamento com uma terceira raça, como nos casos de Texel, Oxford Down ou Suffolk.

Os cães pastores são uma grande ajuda, diminuindo bastante a carga de trabalho na exploração. Em "Putkisalo kartano” também se faz criação de cães pastores (Border collies) e o seu treino, que começam quando estes ainda são cachorros (erros no 1º ano de vida dos cães podem significar que não serão bons pastores). Esta exploração dispõe ainda de um serviço de formação para pastores, muito procurado. Inclui um pacote completo de educação e treino para o cão pastor e o seu dono.

Inka pronta a trabalhar

Inka a trabalhar

A exploração também gere habitas rurais tradicionais incluindo 20 ha de sistemas silvopastoris, alguns dos quais com mais de 200 anos. Estes sistemas encontram-se entre os habitats de maior biodiversidade do norte da Europa. Desde que adequadamente geridas, as áreas submetidas a pastoreio têm em geral maior biodiversidade que as áreas sem pastoreio. O que significa que a gestão é uma parte fundamental.

Em “Putkisalo kartano” pastam ovelhas, várias outras espécies de gado finlandês e cavalos. Os cordeiros nascem de Janeiro a Abril e seguem as mães para as pastagens por volta de meio de Maio, e pastam todo o verão (alguns nascem em Agosto). Duas raças de cavalos finlandeses (Suomenhevonen), Jesella e Palome, controlam 5 ha de matos desta área, sendo uma parte da pastagem usada por cavalos da exploração, outra parte em regime de arrendamento de pastagens.      

Além disso “Putkisalo kartano” tem um acordo com o Serviço de Parque e Florestas Finlandês para arrendamento de pastagens no Parque Nacional de Linnansaari, que fica próximo, no Lago Haukivesi. As ovelhas são levadas para a ilha de barco.

Cavalos no sistema silvopastoril com Pinheiro silvestre

Sistema silvopastoril junto ao Lago

Na loja desta exploração podem ser adquiridos produtos de qualidade que são difíceis de encontrar no comércio comum. Existe carne de cordeiro, salsichas, peles de ovelha, lã para tricot e mantas de lã feitas à mão.

As paisagens rurais têm uma função muito importante de preservação da herança cultural. Além das pastagens, existem vários edifícios históricos em "Putkisalo kartano”. Os donos desta exploração têm vindo a fazer um trabalho excecional de restauração destes edifícios para que as gerações futuras possam vir a apreciar como era uma quinta finlandesa e as paisagens que a rodeavam.

Edifícios rurais tradicionais finlandeses

Existem dias abertos ao público nesta exploração onde se pode observar, por exemplo, os cordeiros recém-nascidos e os cães pastores a trabalhar. Para mais informações sobre “Putkisalon kartano”, por favor visite o website ou o facebook.

Dia aberto ao público em Putkisalo. Fotografia de Sampo Luukkainen

Lã de várias cores. Fotografia de Sampo Luukkainen

Conduzindo um trator. Fotografia de Sampo Luukkainen

Veja este artigo em formato pdf