This website will soon end. Please update your bookmarks with the new website address

https://euraf.net/

Como posso tornar livre o meu trabalho?

Existem dois tipos de modos de tornar livres publicações e dados que não se excluem: através do auto arquivamento em repositórios ou através da publicação em revistas científicas de Acesso livre.

Publicar num revista científica em Acesso Livre: pode encontrar uma lista de revistas científicas fidedignas de Acesso Livre no DOAJ. Se o editor pedir uma taxa de direitos de autor (ver também “taxa de processamento de artigos” ou TPA), pode declará-la como um custo elegível no orçamento do seu projeto. Algumas revistas científicas de Acesso Livre oferecem também a opção de arquivar os dados subjacentes ao artigo que submeter, e existem até algumas revistas científicas que  apenas publicam conjuntos de dados e os seus meta dados.

Ao auto arquivarem os seus trabalhos em arquivos digitais ou repositórios (“depositarem”), os investigadores podem tornar livres as suas publicações ou dados – Acesso Livre, mesmo que a versão publicada final não seja. Tal é possível mesmo que tenha atribuído os direitos de autor ao seu editor (embora a atribuição de direitos de autor seja frequentemente negociável se o pedir ao seu editor). Alguns repositórios apenas aceitam publicações, mas noutros também podem depositar-se conjuntos de dados, quer estejam ligados ou não a uma publicação.

O Acesso Livre é compatível com direitos de autor (copyright), revisão por pares, preservação, prestigio, qualidade, progressão-na-carreira, indexação, e outras características e serviços de apoio associados a literatura académica convencional.

Na sua Politica Acesso Livre para o Horizonte 2020, a Comissão Europeia pede explicitamente que se deposite o trabalho num repositório e que seja tornado em Acesso Livre (após um embargo se necessário) – independentemente de ter sido ou não publicado num revista científica de Acesso Livre.

Uma novidade no Horizonte 2020 é o Guia de Investigação de dados livres que pretende melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação gerados por projetos. Será monitorizado com vista a desenvolver a politica da Comissão Europeia em dados de investigação livres nos futuros Programas-Quadro.