This website will soon end. Please update your bookmarks with the new website address

https://euraf.net/

O que é o OpenAIRE e como posso participar?

O projeto FP7 OpenAIRE visava apoiar a implementação do acesso livre na Europa. Fornece os meios para promover e perceber a adoção em larga escala da Política do Acesso Livre, como estabelecida pela  Directriz ERC  do Concelho Científico para o Acesso Livre e o  Guia Acesso Livre lançado pela Comissão Europeia.

O seu sucessor OpenAIREplus estava direcionado para a ligação das publicações de investigação agregadas à investigação que acompanham e à informação sobre o projeto, conjuntos de dados e informação sobre ao autor.

O objetivo é disponibilizar no portal www.openaire.eu o máximo de resultados de investigação financiada pela EU (ficando assim disponíveis para todos). 

Estes resultados de investigação, quer sejam publicações, conjuntos de dados ou informação sobre projetos não estão apenas disponíveis através do portal do OpenAIRE, mas este também disponibiliza funcionalidades extra, tais como estatísticas, ferramentas de reportação e widgets – tornando o OpenAIRE um serviço de suporte útil a investigadores, coordenadores e gestores de projeto.

O OpenAIRE depende fortemente de uma estrutura descentralizada onde existe uma representação em todos os estados membros (os chamados Gabinetes Nacionais do Acesso Livre ou GNALs que podem dar conselho especializado. Se tem uma questão acerca duma questão específica de um país, pode contactá-los.

Os investigadores que trabalhem para projetos financiados Europeus podem participar depositando os resultados da sua investigação no seu próprio repositório, publicando em revistas científicas participantes ou depositando diretamente no repositório ZENODO do OpenAIRE – indicando o projeto a que pertencem nos meta dados.

As páginas dedicadas aos projetos são visíveis no portal OpenAIRE.

Os três principais objetivos do OpenAIRE são:

       i. Construir estruturas de suporte para investigadores que depositem publicações de investigação no FP7 através do estabelecimento do Helpdesk Europeu e a divulgação a todos os estados membros através da operação e colaboração do 27 National Open Access Desks (Gabinetes Nacionais de Acesso Livre);

     ii. Estabelecer e operar uma infraestrutura eletrónica para manusear artigos revistos por pares assim como outras formas de publicação importantes (artigos em pré-publicação ou publicações de conferências). Tal é alcançado através dum portal que é a entrada (gateway) para todos os serviços ao nível do usurário, providenciados pela e-infraestrutura estabelecida, incluindo o acesso (search and browse) a publicações científicas e outras funcionalidades de valor acrescentado (ferramentas de pós-edição, ferramentas de monitorização através da análise do documento e estatísticas de utilização);

   iii. Trabalhar com várias comunidades para explorar os requisitos, práticas, incentivos, fluxos de trabalho, modelos de dados e tecnologias para depositar, aceder e combinar conjuntos de dados de investigação de variadas formas em combinação com publicações de investigação.

50 Parceiros de todos os países europeus, e de outros países, trabalham no projeto OpenAIRE2020 que visa promover bolsas de estudo abertas e melhorar substancialmente a descoberta e a reutilização das publicações e dados de investigação. Esta iniciativa junta profissionais de bibliotecas de investigação, organizações de bolsas de estudo abertas, peritos em dados nacionais de e-infraestruturas e peritos de dados, investigadores em IT e Lei, demonstrando a natureza verdadeiramente colaborativa deste esforço pan-Europeu.

Uma rede de pessoas, representadas pelos Gabinetes Nacionais do Acesso Livre (GNALs), irá organizar atividades para recolher resultados de projetos H2020, e apoiar a gestão dos dados de investigação. A apoiar este alcance vasto está a plataforma OpenAIRE, a infraestrutura técnica vital para ligar e interconectar as grandes coleções de resultados de investigação pela Europa. Além deste valioso repositório (através da adoção de diretrizes comuns), o projeto irá criar fluxos de trabalho e serviços, e um carregamento de ficheiros simples para um repositório universal (para todos os temas) via Zenodo.

O OpenAIRE2020 irá apoiar a monitorização de resultados de investigação do H2020 e será a infraestrutura chave para relatar as publicações científicas do H2020 pois estará acoplado aos sistemas backend IT da CE.  

O Guia da CE para dados de Investigação irá ser apoiado através duma divulgação ao nível europeu das melhores práticas de gestão de dados e do Zenodo, o que irá facultar o armazenamento long-tail de dados.

Outras atividades incluirão: colaboração com financiadores para reforçar os serviços de análise da investigação da infraestrutura; um guia APC Gold OA para publicações FP7  com colaboração com o LIBER; novos métodos de revisão e publicação científica com o envolvimento do hypotheses.org; um estudo e um guia sobre indicadores científicos relacionados com o acesso livre com a assistência CWTS; estudos legais para investigação de questões de privacidade de dados relevantes para o Guia dos Dados Livres; alinhamento internacional com as redes relacionadas com o envolvimento do COAR.